Para trabalharmos a temática "Avaliação
diagnóstica e formativa no Ciclo de formação Humana" se faz necessária a leitura do texto A Natureza e o Sentido da Avaliação em Educação até dia 15/05/12 para que possamos discutir o assunto na Sala de Educador do dia 16/05/12 com a coordenação pedagogógica e com os professores formadores do CEFAPRO.
Lembre-se de publicar seu comentário sobre a idéia principal da leitura proposta.
Luana Aquino
Articuladora do Projeto UCA
3ª Bibliografia para estudos 2012
Postado por
E. E. Profª Mª Nazareth Miranda Noleto
on quinta-feira, 10 de maio de 2012
9 comentários:
O texto analisado é a “Natureza e o Sentido da Avaliação em Educação” pertencente ao 2º capítulo do livro “Avaliar para conhecer Examinar para Excluir” de Juan Manuel e Álvarez Méndez. Os autores defendem que toda avaliação que o professor faz reflete a concepção do conhecimento e do rendimento de quem avalia mais que o valor que o conteúdo possui em si. Nem tudo que é ensinado deve transforma-se automaticamente em objeto de avaliação e nem tudo que é aprendido é avaliável. Defendem que os alunos costumam aprender muito mais que o professor costuma avaliar e não está tão claro que aquilo que o professor avalia seja mesmo o mais valioso. Superestimar a avaliação como rendimento distorce o conhecimento. Os exames, qualquer que sejem a forma que adotem, devem estar a serviço da aprendizagem do ensino e do currículo e antes de tudo, do educando. É preciso mudarmos as formas de fazer, ou então, mudarmos as formas nas quais se expressa o novo discurso educativo.
Diante das transformações que vem ocorrendo hoje na sociedade a avaliação precisa ser entendida como um processo educativo que tenha por finalidade a promoção da aprendizagem, e que possibilite aos alunos melhoria de sua aprendizagem, ela deve ser utilizada como instrumento de diagnostico da aprendizagem do educando,levando o professor a replanejar e intervir no processo tendo em vista o avanço e não a estagnação na aprendizagem do aluno. Assim como a própria educação,a avaliação precisa ser tomada em sua dimensão ética na relação técnica do processo. Isso significa humanizar a avaliação, buscando qualidades positivas em cada uma das produções dos alunos. Com isso a avaliação poderá tornar-se um processo participativo, fundada em objetivos de construção de um aluno que seja sujeito capaz e autônomo. Ela precisa exercitar práticas que valorizem os alunos com seus saberes com o objetivo de promover a aprendizagem significativa, capaz de levar o aluno a tomar consciência da evolução de sua aprendizagem.
Um novo modelo de avaliação deve ser repensado quando o lócus principal e a formação humana, onde é um grande desafio onde se deve criar medidas que visem sanar as dificuldade para que o avanço seja garantido e assegurando a todos.
A avaliação escolar é antes de tudo, um processo que tem como objetivo permitir aos professores e á escola acompanhar o desempenho do aluno. E importante para garantir ao professor o direcionamento de suas atividades em sala de aula.
A partir da leitura do texto proposto penso que avaliar parte dos entendimentos que temos de conhecimento, ensino e aprendizagem, currículo e mais importante que Educação queremos construir.
BASEANDO-SE NA APOSTILHA AVALIAR PARA CONHECER EXAMINAR PARA EXCLUIR DE JUAN MANUEL ÁLVAREZ MÉNDEZ, COM ENFOQUE EM A NATUREZA E O SENTIDO DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO.
COMPREENDO QUE AVALIAR É UM PROCESSO NATURAL QUE ACONTECE PARA QUE O PROFESSOR TENHA UMA NOÇÃO DOS CONTEÚDOS ASSIMILADOS PELOS ALUNOS, BEM COMO SABER SE AS METODOLOGIAS DE ENSINO ADOTADAS POR ELE ESTÃO SURTINDO EFEITO NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS.
O IMPORTANTE É ENTENDER QUE AVALIAR É UM PROCESSO PEDAGÓGICO CONTÍNUO QUE OCORRE DIA APÓS DIA BUSCANDO CORRIGIR ERROS E CONSTRUIR NOVOSCONHECIMENTOS.
A partir da leitura feita do texto Natureza e o sentido da avaliação em Educação,ele aponta concepções e visões sobre como se deve avaliar.Compreendo que avaliar é um processo continuo de aprendizagem,onde se mantém a interação entre o professor e aluno.
A PARTIR DA LEITURA DO TEXTO AVALIAR PARA EXCLUIR,PENSO QUE A AVALIAÇÃO AUXILIA O PROFESSOR COM ELEMENTOS PRA UMA REFLEXÃO CONTÍNUA SOBRE A SUA PRÁTICA. ISSO POSSIBILITA AJUSTE CONSTANTE NO ENSINO APRENDIZAGEM QUE CONTRIBUI EFETIVAMENTE PARA QUE O TRABALHO TENHA SUCESSO.
ANA MARIA E TEODICÍLIA
Depois da leitura feita do texto a cada momento fico mais na duvida, pois acredito que temos a clareza conceitual sobre o que é ato de avaliar e o que é o ato de examinar. Ainda hoje em nossas escolas muito das vezes praticamos os exames e dizemos que é avaliação, já a avaliação é um processo de ensino e aprendizagem e é realizado de forma continua com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno em relação ao currículo.Será que a educação que temos é a educação que queremos?
Diante das leituras nos estudos sobre A NATUREZA E O SENTIDO DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO de Juan Manuel e Alvarez Mendez - Quando pensamos em Avaliação, logo surge a pergunta: como fazê-la, antes de averiguar ou de refletir sobre o porquê e o para que da mesma. Na visão da construção sócio-histórica: a pedagogia crítica, oferece a prática e situa-se concretizando seu modo de compreender e de explicar na racionalidade prática e crítica. nela se reconhece a participação ativa dos sujeitos em sua construção, pois quem aprende participa ativamente da aquisição e da expressão do saber.
Então, partindo dos pressupostos construtivistas sobre o ensino e a aprendizagem, e levando-se em conta a teoria implícita que ilumina o currículo, devemos reconhecer que um bom ensino contribui positivamente para tornar boa a aprendizagem e que uma boa atividade de ensino e de aprendizagem torna boa a avaliação.
O texto analisado é a “Natureza e o Sentido da Avaliação em Educação” pertencente ao 2º capítulo do livro “Avaliar para conhecer Examinar para Excluir” de Juan Manuel e Álvarez Méndez. Os autores defendem que toda avaliação que o professor faz reflete a concepção do conhecimento e do rendimento de quem avalia mais que o valor que o conteúdo possui em si. Nem tudo que é ensinado deve transforma-se automaticamente em objeto de avaliação e nem tudo que é aprendido é avaliável. Defendem que os alunos costumam aprender muito mais que o professor costuma avaliar e não está tão claro que aquilo que o professor avalia seja mesmo o mais valioso. Superestimar a avaliação como rendimento distorce o conhecimento. Os exames, qualquer que sejem a forma que adotem, devem estar a serviço da aprendizagem do ensino e do currículo e antes de tudo, do educando. É preciso mudarmos as formas de fazer, ou então, mudarmos as formas nas quais se expressa o novo discurso educativo.
Diante das transformações que vem ocorrendo hoje na sociedade a avaliação precisa ser entendida como um processo educativo que tenha por finalidade a promoção da aprendizagem, e que possibilite aos alunos melhoria de sua aprendizagem, ela deve ser utilizada como instrumento de diagnostico da aprendizagem do educando,levando o professor a replanejar e intervir no processo tendo em vista o avanço e não a estagnação na aprendizagem do aluno. Assim como a própria educação,a avaliação precisa ser tomada em sua dimensão ética na relação técnica do processo. Isso significa humanizar a avaliação, buscando qualidades positivas em cada uma das produções dos alunos. Com isso a avaliação poderá tornar-se um processo participativo, fundada em objetivos de construção de um aluno que seja sujeito capaz e autônomo. Ela precisa exercitar práticas que valorizem os alunos com seus saberes com o objetivo de promover a aprendizagem significativa, capaz de levar o aluno a tomar consciência da evolução de sua aprendizagem.
Um novo modelo de avaliação deve ser repensado quando o lócus principal e a formação humana, onde é um grande desafio onde se deve criar medidas que visem sanar as dificuldade para que o avanço seja garantido e assegurando a todos.
A avaliação escolar é antes de tudo, um processo que tem como objetivo permitir aos professores e á escola acompanhar o desempenho do aluno. E importante para garantir ao professor o direcionamento de suas atividades em sala de aula.
A partir da leitura do texto proposto penso que avaliar parte dos entendimentos que temos de conhecimento, ensino e aprendizagem, currículo e mais importante que Educação queremos construir.
BASEANDO-SE NA APOSTILHA AVALIAR PARA CONHECER EXAMINAR PARA EXCLUIR DE JUAN MANUEL ÁLVAREZ MÉNDEZ, COM ENFOQUE EM A NATUREZA E O SENTIDO DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO.
COMPREENDO QUE AVALIAR É UM PROCESSO NATURAL QUE ACONTECE PARA QUE O PROFESSOR TENHA UMA NOÇÃO DOS CONTEÚDOS ASSIMILADOS PELOS ALUNOS, BEM COMO SABER SE AS METODOLOGIAS DE ENSINO ADOTADAS POR ELE ESTÃO SURTINDO EFEITO NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS.
O IMPORTANTE É ENTENDER QUE AVALIAR É UM PROCESSO PEDAGÓGICO CONTÍNUO QUE OCORRE DIA APÓS DIA BUSCANDO CORRIGIR ERROS E CONSTRUIR NOVOSCONHECIMENTOS.
A partir da leitura feita do texto Natureza e o sentido da avaliação em Educação,ele aponta concepções e visões sobre como se deve avaliar.Compreendo que avaliar é um processo continuo de aprendizagem,onde se mantém a interação entre o professor e aluno.
A PARTIR DA LEITURA DO TEXTO AVALIAR PARA EXCLUIR,PENSO QUE A AVALIAÇÃO AUXILIA O PROFESSOR COM ELEMENTOS PRA UMA REFLEXÃO CONTÍNUA SOBRE A SUA PRÁTICA. ISSO POSSIBILITA AJUSTE CONSTANTE NO ENSINO APRENDIZAGEM QUE CONTRIBUI EFETIVAMENTE PARA QUE O TRABALHO TENHA SUCESSO.
ANA MARIA E TEODICÍLIA
Depois da leitura feita do texto a cada momento fico mais na duvida, pois acredito que temos a clareza conceitual sobre o que é ato de avaliar e o que é o ato de examinar. Ainda hoje em nossas escolas muito das vezes praticamos os exames e dizemos que é avaliação, já a avaliação é um processo de ensino e aprendizagem e é realizado de forma continua com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno em relação ao currículo.Será que a educação que temos é a educação que queremos?
Diante das leituras nos estudos sobre A NATUREZA E O SENTIDO DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO de Juan Manuel e Alvarez Mendez - Quando pensamos em Avaliação, logo surge a pergunta: como fazê-la, antes de averiguar ou de refletir sobre o porquê e o para que da mesma. Na visão da construção sócio-histórica: a pedagogia crítica, oferece a prática e situa-se concretizando seu modo de compreender e de explicar na racionalidade prática e crítica. nela se reconhece a participação ativa dos sujeitos em sua construção, pois quem aprende participa ativamente da aquisição e da expressão do saber.
Então, partindo dos pressupostos construtivistas sobre o ensino e a aprendizagem, e levando-se em conta a teoria implícita que ilumina o currículo, devemos reconhecer que um bom ensino contribui positivamente para tornar boa a aprendizagem e que uma boa atividade de ensino e de aprendizagem torna boa a avaliação.
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