2ª Bibliografia para estudos 2012

Decreto nº 6.094 de 24 de abril de 2007: Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação

Decreto nº 7.083 de 27 de janeiro de 2010: Programa Mais Educação

Orientação: Fazer a leitura dos dois Decretos e postar comentários até dia 08/05/12.


Luana Aquino
Articuladora do Projeto UCA

16 comentários:

Flavia Araujo disse...

Compreende-se que a educação integral em jornada ampliada no Brasil é uma política pública em construção e um grande desafio para gestores educacionais, professores e comunidades que, ao mesmo tempo, amplia o direito à educação básica e colabora para reinventar a escola.

teodicilia disse...

É preciso traçar metas e contar com os esforços e o compromisso de todos pela educação.Todas as políticas educacionais visam atender as pessoas envolvidas na Educação com o objetivo de garantir a permanência do indivíduo na escola tendo a aprendizagem como foco.Valorizar o mérito do trabalhadorda educação por meio de implantação de plano de carreira.

teodicilia disse...

O programa mais educação tem como objetivo promover diálogo entre os conteúdos escolares e os saberes locais.

Luiza Angela Lemes disse...

A educação possui papel fundamental na formação humana,uma vez que é considerada uma das prioridades para iniciar o processo de mudança social. Com relação as Orientações Curriculares nota-se que o objetivo é ter uma educação de qualidade para todas as pessoas, uma vez que se faz necessário a adequação a cada realidade escolar em que se está inserida.
O desafio da sociedade atual, que ainda não superou este princípio, embora ele não seja mais dominante, está em desenvolver práticas pedagógicas que permitam estabelecer novas relações entre o homem e o conhecimento e para que a escola se projete para as futuras transformações, preparando os jovens para enfrentar a exclusão, e ao mesmo tempo, através da organização coletiva, supera-la, é preciso um novo Projeto Político Pedagógico comprometido com a formação humana.
Além disso, as Orientações Curriculares abordam os princípios metodológicos e da transdisciplinaridade, que implica na construção de um novo objeto a partir da integração de diferentes disciplinas, tendo como ponto de partida as relações sociais e o mundo do trabalho e os processos pedagógicos, cujo objetivo é promover relações significativas entre o aluno e o conhecimento

Profª Luana Aquino disse...

O Decreto nº 6.094 de 24 de julho de 2007, foi assinado pelo então presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva. Ele dispõe sobre o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, cujo objetivo é mobilizar a sociedade para a melhoria da qualidade da educação básica. Em seu 1º capítulo, vemos claramente que o Plano funcionará em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados. O índice de desenvolvimento da educação básica é abordado na capítulo 2 e a adesão ao compromisso no capítulo 3. A participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira são abordados no 4º e último capítulo do Decreto.
O Decreto nº 7.083 de 27 de janeiro de 2010, também foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que dispõe sobre o Programa Mais Educação, que tem por finalidade contribuir para a melhoria da aprendizagem por meio da ampliação do tempo de permanência dos alunos matriculados na escola pública, mediante oferta de educação básica em tempo integral. O que o decreto não menciona é sobre as escolas que não possuem infra-estrutura para receber o Programa, como é o caso da Escola Maria Nazareth. Só os profissionais aqui lotados é que sabem como tem sido trabalhoso fazer o Programa funcionar sem um refeitório, sem lavabo, sem salas de aula adicionais, sem área de lazer, e sem tantos outros recursos não mencionados.
Queremos sim uma Educação para Todos. Queremos sim que todos sejam Pela Educação. Mas será que cada um está fazendo a sua parte? Será que eu como professora estou fazendo a minha? Será que meu aluno está fazendo a dele? Será que os pais desse aluno têm feito a parte deles? Será que o Governo tem feito a parte dele? O que será que podemos fazer para melhorar este quadro? Decretos e leis que nos amparam nós já temos e mesmo assim a Educação não está na maneira que gostaríamos que estivesse. O que será que ainda está faltando???

Profª Zilda disse...

O Decreto dispõe sobre o Plano de Metas "Compromisso de Todos pela Educação". O que se percebe é uma mobilização social a título de cooperação pela melhoria da qualidade da Educação Básica, tendo como foco à aprendizagem. E essa cooperação seria uma adesão voluntária mas monitorada dentro dos limites orçamentários da União, o cumprimento das metas a serem alcançadas.E para acompanhar o compromisso afirmado entre os colaboradores a União indica o IDEB que irá verificar se estas metas estão sendo cumprida para adesão ao compromisso. Só espero que esses colaboradores assumem um compromisso e os mantém, porque o que precisamos é de melhorias e inovações na Educação, que elas venham e permaneçam para fortalecer o ensino no Brasil.

Profª Zilda disse...

O Decreto que dispõe sobre o Programa Mais Educação foi instituido para ampliar a jornada escolar visando fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar. O que se espera é que os governantes repassa os recursos necessários para manter esses Programas ativos.

Welany Pereira de Sousa disse...

BASEADO NO DECRETO N°6.094, DE 24 DE ABRIL DE 2007 E NO DECRETO N°7.083, DE 27 DE JANEIRO DE 2010.
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO TEM POR FINALIDADE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM POR MEIO DA AMPLIAÇÃO DO TEMPO DE PERMANENCIA DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS MATRICULADOS EM ESCOLA PÚBLICA , MEDIANTE OFERTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPO INTEGRAL. OU SEJA, CO DURAÇÃO IGUAL OU SUPERIOR A SETE HORAS DIÁRIAS, DURANTE TODO O PERÍODO LETIVO.
A JORNADA ESCOLAR DIÁRIA SERÁ AMPLIADA COM O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO, EXPERIMENTAÇÃO E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA, CULTURA E ARTES, ESPORTES E LAZER, CULTURA DIGITAL, EDUCAÇÃO ECONOMICA, COMUNICAÇÃO E USO DE MÍDIA, MEIO AMBIENTE, DIREITOS HUMANOS, PRÁTICAS DE PREVENÇÃO AOS AGRAVOS Á SAÚDE, PROMOÇÃO DA SAÚDE E DA ALIMENTAÇÃ SAÚDAVEL, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES.
SENDO ASSIM, O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO TERÁ SUAS FINALIDADES E OBJETIVOS DESENVOLVIDOS EM REGIME DE COLABORAÇÃO E PARCERIAS, COMO TAMBÉM ENVOLVENDO AS FAMÍLIAS DOS EDUCANDOS COM ALGUMAS ATRIBUIÇÕES.

Hulda disse...

SIM , WELANE OBSERVAMOS QUE ESTE MOMENTO PROPORCIONADO AO EDUCANDO NA ESCOLA, ALÉM DE LEVÁ-LO A NOVOS CONHECIMENTOS E CONVÍVIOS SOCIAIS O PREPARA PARA O MUNDO, DANDO-LHE OPORTUNIDADE SE DESCOBRIR ATRAVÉS DOS PROJETOS ORA DISPONIBILIZADOS UM NOVO HORIZONTE, ALÉM DISSO SUA ALIMENTAÇÃO TORNA BALANCEADA, POSSIBILITANDO A ELE MELHORES RENDIMENTOS NO APRENDIZADO.

profª anna henrique disse...

Para a educação funcionar, todos devem participar. O plano de Metas Compromisso Todos pela Educação é a conjugação dos esforços da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, atuando em regime de colaboração, das famílias e da comunidade, em proveito da melhoria da qualidade da educação básica.
A participação da União no Compromisso será pautada pela realização direta, quando couber, ou nos demais casos, pelo incentivo e apoio à implementação, por Municípios, Distrito Federal, Estados e respectivos sistemas de ensino, em diversas formas, como:
estabelecer como foco a aprendizagem;
alfabetizar as crianças até no máximo 8 anos;
combater as repetências;
combater a evasão pelo acompanhamento individual;
valorizar a formação ética, artística e a educação física;
promover a educação infantil;
manter programa de alfabetização de jovens e adultos;
e vários outros.

Hulda disse...

Acreditamos professora Maria Zilda, que o projeto ora disponibilizados a nossa comunidade veio acrescer no aprendizados dos alunos. É visível a mudança comportamental de cada educando e observamos que a cada dia se modifica para melhor, fazendo- nos acreditar que estamos contribuindo para um Brasil melhor. Professoras Hulda, Welta e Marcia.

Anônimo disse...

Um programa que trata da construção de uma ação intersetorial entre as politicas publicas educacionais e sociais, contribuindo tanto para a diminuição das desigualdades educacionais quanto para a valorização da diversidade cultural.Ampliando a jornada escolar visando fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar.

Profª Zilda disse...

Companheiros e companheiras,acreditamos que a educação integral já é uma realidade, principalmente em nossa escola.Portanto nós professores devemos interagir com as ações desenvolvidas pelos colaboradores do programa Mais Educação.Os comentários foram de grande valia,pois só vieram a contribuir para o enriquecimento coletivo.Ricardo;Flávia e Zilda.

NIK disse...

O Programa Mais Educaçãovisa ampliar a permanencia dos alunos no ambiente escolar.Promovendo uma formação que contemple as tematicas relacionados a cultura,direito humanos, relações de genero, entre outros que contribuem para dialogos entre a escola e comunidade.

Luiza Angela Lemes disse...

Educação Integral: É a palavra integral significa inteiro, completo, total. Portanto, defender uma educação
integral, é defender uma educação completa, que pense o ser humano por inteiro, em
todas as dimensões. Não só em tempo, mas principalmente em qualidade, rimar e unir
quantidade e qualidade. Não adianta apenas aumentar a quantidade, sem melhorar a
qualidade. Portanto, precisa-se ampliar as quatro horas-aulas que as crianças,
adolescentes e jovens do campo e melhorar sua qualidade, garantindo o acesso e o direito
a diversas atividades: arte, esporte, lazer, cultura, conteúdos pedagógicos, científicos,
profissionalização, dentre outros elementos. É pensar uma educação que discuta e
construa valores, cidadania, ética, na valorização e fortalecimento da identidade étnica,

Jackeline disse...

A educação Integral visa tirar os alunos dos riscos sociais proporcionando-lhes uma formação diversificada que vai além do conteúdo científico, que contribua para a formação de seres humanos que respeitem a si próprio e aos outros.Jackeline, Núbia e Flavia

Flavia Araujo disse...

Compreende-se que a educação integral em jornada ampliada no Brasil é uma política pública em construção e um grande desafio para gestores educacionais, professores e comunidades que, ao mesmo tempo, amplia o direito à educação básica e colabora para reinventar a escola.

teodicilia disse...

É preciso traçar metas e contar com os esforços e o compromisso de todos pela educação.Todas as políticas educacionais visam atender as pessoas envolvidas na Educação com o objetivo de garantir a permanência do indivíduo na escola tendo a aprendizagem como foco.Valorizar o mérito do trabalhadorda educação por meio de implantação de plano de carreira.

teodicilia disse...

O programa mais educação tem como objetivo promover diálogo entre os conteúdos escolares e os saberes locais.

Luiza Angela Lemes disse...

A educação possui papel fundamental na formação humana,uma vez que é considerada uma das prioridades para iniciar o processo de mudança social. Com relação as Orientações Curriculares nota-se que o objetivo é ter uma educação de qualidade para todas as pessoas, uma vez que se faz necessário a adequação a cada realidade escolar em que se está inserida.
O desafio da sociedade atual, que ainda não superou este princípio, embora ele não seja mais dominante, está em desenvolver práticas pedagógicas que permitam estabelecer novas relações entre o homem e o conhecimento e para que a escola se projete para as futuras transformações, preparando os jovens para enfrentar a exclusão, e ao mesmo tempo, através da organização coletiva, supera-la, é preciso um novo Projeto Político Pedagógico comprometido com a formação humana.
Além disso, as Orientações Curriculares abordam os princípios metodológicos e da transdisciplinaridade, que implica na construção de um novo objeto a partir da integração de diferentes disciplinas, tendo como ponto de partida as relações sociais e o mundo do trabalho e os processos pedagógicos, cujo objetivo é promover relações significativas entre o aluno e o conhecimento

Profª Luana Aquino disse...

O Decreto nº 6.094 de 24 de julho de 2007, foi assinado pelo então presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva. Ele dispõe sobre o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, cujo objetivo é mobilizar a sociedade para a melhoria da qualidade da educação básica. Em seu 1º capítulo, vemos claramente que o Plano funcionará em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados. O índice de desenvolvimento da educação básica é abordado na capítulo 2 e a adesão ao compromisso no capítulo 3. A participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira são abordados no 4º e último capítulo do Decreto.
O Decreto nº 7.083 de 27 de janeiro de 2010, também foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que dispõe sobre o Programa Mais Educação, que tem por finalidade contribuir para a melhoria da aprendizagem por meio da ampliação do tempo de permanência dos alunos matriculados na escola pública, mediante oferta de educação básica em tempo integral. O que o decreto não menciona é sobre as escolas que não possuem infra-estrutura para receber o Programa, como é o caso da Escola Maria Nazareth. Só os profissionais aqui lotados é que sabem como tem sido trabalhoso fazer o Programa funcionar sem um refeitório, sem lavabo, sem salas de aula adicionais, sem área de lazer, e sem tantos outros recursos não mencionados.
Queremos sim uma Educação para Todos. Queremos sim que todos sejam Pela Educação. Mas será que cada um está fazendo a sua parte? Será que eu como professora estou fazendo a minha? Será que meu aluno está fazendo a dele? Será que os pais desse aluno têm feito a parte deles? Será que o Governo tem feito a parte dele? O que será que podemos fazer para melhorar este quadro? Decretos e leis que nos amparam nós já temos e mesmo assim a Educação não está na maneira que gostaríamos que estivesse. O que será que ainda está faltando???

Profª Zilda disse...

O Decreto dispõe sobre o Plano de Metas "Compromisso de Todos pela Educação". O que se percebe é uma mobilização social a título de cooperação pela melhoria da qualidade da Educação Básica, tendo como foco à aprendizagem. E essa cooperação seria uma adesão voluntária mas monitorada dentro dos limites orçamentários da União, o cumprimento das metas a serem alcançadas.E para acompanhar o compromisso afirmado entre os colaboradores a União indica o IDEB que irá verificar se estas metas estão sendo cumprida para adesão ao compromisso. Só espero que esses colaboradores assumem um compromisso e os mantém, porque o que precisamos é de melhorias e inovações na Educação, que elas venham e permaneçam para fortalecer o ensino no Brasil.

Profª Zilda disse...

O Decreto que dispõe sobre o Programa Mais Educação foi instituido para ampliar a jornada escolar visando fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar. O que se espera é que os governantes repassa os recursos necessários para manter esses Programas ativos.

Welany Pereira de Sousa disse...

BASEADO NO DECRETO N°6.094, DE 24 DE ABRIL DE 2007 E NO DECRETO N°7.083, DE 27 DE JANEIRO DE 2010.
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO TEM POR FINALIDADE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM POR MEIO DA AMPLIAÇÃO DO TEMPO DE PERMANENCIA DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS MATRICULADOS EM ESCOLA PÚBLICA , MEDIANTE OFERTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPO INTEGRAL. OU SEJA, CO DURAÇÃO IGUAL OU SUPERIOR A SETE HORAS DIÁRIAS, DURANTE TODO O PERÍODO LETIVO.
A JORNADA ESCOLAR DIÁRIA SERÁ AMPLIADA COM O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO, EXPERIMENTAÇÃO E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA, CULTURA E ARTES, ESPORTES E LAZER, CULTURA DIGITAL, EDUCAÇÃO ECONOMICA, COMUNICAÇÃO E USO DE MÍDIA, MEIO AMBIENTE, DIREITOS HUMANOS, PRÁTICAS DE PREVENÇÃO AOS AGRAVOS Á SAÚDE, PROMOÇÃO DA SAÚDE E DA ALIMENTAÇÃ SAÚDAVEL, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES.
SENDO ASSIM, O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO TERÁ SUAS FINALIDADES E OBJETIVOS DESENVOLVIDOS EM REGIME DE COLABORAÇÃO E PARCERIAS, COMO TAMBÉM ENVOLVENDO AS FAMÍLIAS DOS EDUCANDOS COM ALGUMAS ATRIBUIÇÕES.

Hulda disse...

SIM , WELANE OBSERVAMOS QUE ESTE MOMENTO PROPORCIONADO AO EDUCANDO NA ESCOLA, ALÉM DE LEVÁ-LO A NOVOS CONHECIMENTOS E CONVÍVIOS SOCIAIS O PREPARA PARA O MUNDO, DANDO-LHE OPORTUNIDADE SE DESCOBRIR ATRAVÉS DOS PROJETOS ORA DISPONIBILIZADOS UM NOVO HORIZONTE, ALÉM DISSO SUA ALIMENTAÇÃO TORNA BALANCEADA, POSSIBILITANDO A ELE MELHORES RENDIMENTOS NO APRENDIZADO.

profª anna henrique disse...

Para a educação funcionar, todos devem participar. O plano de Metas Compromisso Todos pela Educação é a conjugação dos esforços da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, atuando em regime de colaboração, das famílias e da comunidade, em proveito da melhoria da qualidade da educação básica.
A participação da União no Compromisso será pautada pela realização direta, quando couber, ou nos demais casos, pelo incentivo e apoio à implementação, por Municípios, Distrito Federal, Estados e respectivos sistemas de ensino, em diversas formas, como:
estabelecer como foco a aprendizagem;
alfabetizar as crianças até no máximo 8 anos;
combater as repetências;
combater a evasão pelo acompanhamento individual;
valorizar a formação ética, artística e a educação física;
promover a educação infantil;
manter programa de alfabetização de jovens e adultos;
e vários outros.

Hulda disse...

Acreditamos professora Maria Zilda, que o projeto ora disponibilizados a nossa comunidade veio acrescer no aprendizados dos alunos. É visível a mudança comportamental de cada educando e observamos que a cada dia se modifica para melhor, fazendo- nos acreditar que estamos contribuindo para um Brasil melhor. Professoras Hulda, Welta e Marcia.

Anônimo disse...

Um programa que trata da construção de uma ação intersetorial entre as politicas publicas educacionais e sociais, contribuindo tanto para a diminuição das desigualdades educacionais quanto para a valorização da diversidade cultural.Ampliando a jornada escolar visando fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar.

Profª Zilda disse...

Companheiros e companheiras,acreditamos que a educação integral já é uma realidade, principalmente em nossa escola.Portanto nós professores devemos interagir com as ações desenvolvidas pelos colaboradores do programa Mais Educação.Os comentários foram de grande valia,pois só vieram a contribuir para o enriquecimento coletivo.Ricardo;Flávia e Zilda.

NIK disse...

O Programa Mais Educaçãovisa ampliar a permanencia dos alunos no ambiente escolar.Promovendo uma formação que contemple as tematicas relacionados a cultura,direito humanos, relações de genero, entre outros que contribuem para dialogos entre a escola e comunidade.

Luiza Angela Lemes disse...

Educação Integral: É a palavra integral significa inteiro, completo, total. Portanto, defender uma educação
integral, é defender uma educação completa, que pense o ser humano por inteiro, em
todas as dimensões. Não só em tempo, mas principalmente em qualidade, rimar e unir
quantidade e qualidade. Não adianta apenas aumentar a quantidade, sem melhorar a
qualidade. Portanto, precisa-se ampliar as quatro horas-aulas que as crianças,
adolescentes e jovens do campo e melhorar sua qualidade, garantindo o acesso e o direito
a diversas atividades: arte, esporte, lazer, cultura, conteúdos pedagógicos, científicos,
profissionalização, dentre outros elementos. É pensar uma educação que discuta e
construa valores, cidadania, ética, na valorização e fortalecimento da identidade étnica,

Jackeline disse...

A educação Integral visa tirar os alunos dos riscos sociais proporcionando-lhes uma formação diversificada que vai além do conteúdo científico, que contribua para a formação de seres humanos que respeitem a si próprio e aos outros.Jackeline, Núbia e Flavia

Postar um comentário