Caros colegas, segue abaixo o link para acessarem e baixarem o texto para o estudo das Orientações Curriculares para Mato Grosso.
Orientação: Fazer leituras das páginas 12 a 43 e postar comentários neste blog até 27/03/2012 03/04/2012, conforme acordamos em reunião.
Alissandra
Coordenação Pedagógica
12 comentários:
Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola, o que poderia resultar em dados positivos para a sociedade.A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aprovada em 1996, trouxe um grande avanço no sistema de educação de nosso país. Esta lei visa tornar a escola um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão. A escola ganhou vida e mais significado para os estudantes
A educação Básica no Brasil, desde a Constituição de 1988 e, com mais ênfase, nos últimos oito anos, vem sofrendo grandes mudanças. Analisá –la implica considerar determinadas preliminares como o Pacto federativo, a desigualdade social, as ligações internacionais e a própria noção de educação básica a fim de contextualizar as políticas de avaliação.
Tais alterações evidenciam uma forte focalização no ensino fundamental na idade legal apropriada, o mesmo não acontecendo com as etapas tão importantes quanto o ensino fundamental.
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aprovada em 1996, trouxe um grande avanço no sistema de educação de nosso país. Esta lei visa tornar a escola um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão. A escola ganhou vida e mais significado para os estudantes.
O Ponto de partida para as práticas disciplinares é a lógica da disciplina, para as práticas trásdisciplinares, as relações, o mundo do trabalho,
a disciplinaridade implica em relação individual do aluno com o conhecimento;
a transdisciplinaridade, na medida em que significa a construção/apropriação
No contexto geral é um desafio não há fórmulas prontas na educação,sendo necessário criar soluções adquadas a cada realidade;e as mudanças requerem ir além do suporte das Orientações
Curriculares envolvendo outras dimenções para além do cotidiano escolar.
As Orientações Curriculares têm por finalidade enfrentar uma das problemáticas brasileiras: a reformulação do Projeto Político Pedagógico escolar, além da universalização da Educação Básica. Elas iniciam relatando o contexto histórico educacional do Estado de Mato Grosso, a importância da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96), as principais ações da gestão atual e os desafios a serem enfrentados na proposição dessas Orientações para a Educação Básica como o imenso contingente de crianças e jovens que se diferenciam por condições de existência e perspectivas de futuro desiguais.
O alicerce da educação, em seus primórdios, foi o princípio educativo da forma taylorista/fordista, que tinha por finalidade atender a uma divisão social e técnica do trabalho em que a fronteira entre trabalho manual e intelectual era claramente demarcada. O desafio da sociedade atual, que ainda não superou este princípio, embora ele não seja mais dominante, está em desenvolver práticas pedagógicas que permitam estabelecer novas relações entre o homem e o conhecimento e para que a escola se projete para as futuras transformações, preparando os jovens para enfrentar a exclusão, e ao mesmo tempo, através da organização coletiva, supera-la, é preciso um novo Projeto Político Pedagógico comprometido com a formação humana.
Além disso, as Orientações Curriculares abordam os princípios metodológicos e da transdisciplinaridade, que implica na construção de um novo objeto a partir da integração de diferentes disciplinas, tendo como ponto de partida as relações sociais e o mundo do trabalho e os processos pedagógicos, cujo objetivo é promover relações significativas entre o aluno e o conhecimento.
Educação de Qualidade. É com essa finalidade que a escola Básica de MT lança esta proposta visando reorganizar e transformar o currículo escolar pois, segundo as orientações é através da educação que construiremos uma sociedade mais justa e igualitária abrangendo as diferentes realidades dos jovens e visandoa inclusãosocial. De acordo com essas orientações, as mudanças que vem ocorrendo no mercado de trabalho tem apontado novas direções para a reformulação do PPP escolar desenvolvendo práticas Pedagógicas que permitam estabelecernovas relações entre o homem e o conhecimento visando situações que permita asmesmas condições deacesso ao conhecimento, a cultura e ao trabalho. As orientações deixa bem claro quea escola não tinha por objetivo a formulação técnico-profissional voltada a necessidade imediata e hoje, ela precisa adaptar-se as novas situações para preparar os jovens para enfrentaros desafiosdavida sociale da vida produtiva, profissionais comprometidos e que esteja em permanente processo de construção. Gostei quandocita "queremosuma escola única não atrelando à origem de classe social ofertandodiferentes modalidades noEnsino Médio".Concordo com a afirmação pois acredito quea escola não pode resolveras desigualdades sociais mas poderá ofertar uma formação não só profissional mas moral e social para que esses jovens possam relacionar-se com o conhecimento de forma crítica e criativo, criando soluções e enfrentando novos desafio da vida social e produtiva. Eu, como professora, também percebo que é na educação que essas mudanças devemacontecerr e que somos nós, quem deveremos darcontinuidade abraçando, defendendoe incluindo novas práticas no nosso cotidiano escolar.
O documento proposto para estudo estimula reflexão e (re) pensar constante no processo de ensino aprendizagem da Educação Básica de nossas Escolas. Um contexto social, histórico e filosófico é proposto como fundamentação para este estudo, no sentido de nos dar suporte e norteamento a respeito deste processo evolutivo da Educação e compreender os novos métodos de ensino. Coloca que, nas últimas décadas com o impacto dos avanças tecnológicos, o Brasil vem promovendo reformas de seus sistemas educacionais, com o discurso de superar uma herança de Educação seletiva, dualista. As discussões nacionais, então, “procuram criar para a educação uma identidade conceitual que potencialize esforços capazes de superar dicotomias existentes entre gestão educacional e políticas-pedagógicas sem superar, contudo, as razões estruturais que dificultam a qualidade de ensino para a maioria da população” – uma realidade de diversidades econômicas e perspectiva de futuro desigual. Um estudo pertinente, que garante que, uma dinamicidade nas novas formas de educar se faz necessária, diante dos preceitos globalizadores; que por sua vez, passam a exigir trabalhadores com mais conhecimento, que saibam comunicar-se adequadamente, trabalhe em equipe.
As Orientações Curriculares para Mato Grosso, apesar do seu cunho, eminentemente político traz no seu bojo o desejo por uma educação de qualidade para todos. O que significa o repensar as ações pedagógicas da escola, e isso implica no fazer e refazer o Projeto Político Pedagógico de cada Instituição Educacional “considerando dar acesso ao conhecimento, à cultura e ao trabalho, ampliar as condições de inclusão social.” Assim a principal orientação é a articulação entre teoria e prática, mediadas pela transdisciplinaridade numa perspectiva de educação integral.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96 - LDBEN) prima por uma educação integral, tendo como “finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana” enfatizando princípios como: “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância; valorização da experiência extraescolar; e inculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais”. Aprofundando nos estudos das Orientações curriculares, no contexto geral é um grande desafio porque não há fórmula pronta na educação, sendo necessário criar soluções adequadas a cada realidade;e as mudanças requerem ir além do que nos oferece essas Orientações Curriculares envolvendo outras dimensões para além do cotidiano escolar.
BASEADO NAS ORIENTAÇÃOES CURRICULARES, A EDUCAÇÃO ÁSICA NO ESTADO DE MATO GROSSO, VEM PASSANDO POR ALTERAÇÕES POSITIVAS, POIS, A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (9394/96-LDBEN) PRIMA POR UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL,TENDO COMO “FINALIDADE O PLENO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO, SEU PREPARO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E SUA QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO, INSPIRADA NOS PRINCÍPIOS DE LIBERDADE E NOS IDEIAIS DE SOLIDARIEDADE HUMANA”, ENFATIZANDO O CARÁTER FORMATIVO DA EDUCAÇÃO NACIONAL. FORTEMENTE ENRAIZADO EM CONHECIMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS, ORIGINÁRIOS DAS DISCUSSÕES EM PAUTA NAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, A LEI ENFATIZA PRINCÍPIOS COMO: “IGUALDADE DE CONDIÇÕES PARA O ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA; LIBERDADE DE APRENDER, ENSINAR, PESQUISAR E DIVULGAR A CULTURA, O PENSAMENTO, A ARTE E O SABER;PLURALISMO DE IDÉIAS E DE CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS; RESPEITO A LIBERDADE E APREÇO A TOLERÂNCIA; VALORIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA EXTRAESCOLAR; E VINCULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR, O TRABALHO E AS PRÁTICAS SOCIAIS”.
ABORDA QUE PARA ATENDER AS NECESSIDADES NO ÂMBITO DO ENSINO FUNDAMENTAL, OS CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA, E NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO, AS DISTINTAS POSSIBILIDADES PROPOSTAS NO DECRETO 5154/04, DE MODO A CONSIDERAR AS DIFERENTES REALIDADES DOS JOVENS MATO-GROSSENSES, COM VISTAS Á SUA INCLUSÃO SOCIAL.
TAMBÉM E ENFOCADO O COMPROMISSO COM UMA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA E DE QUALIDADE, AO TER COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO O TRABALHO, IMPLICA DESENVOLVER UM PERCURSO EDUCATIVO EM QUE ESTEJAM PRESENTES E ARTICULADOS AS DUAS DIMENSÕES, A TEÓRICA E A PRÁTICA.
RESALTA O PRINCÍPIO DA TRANSDISCIPLINARIDADE DE QUE DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, A CATEGORIA TRANSDISCIPLINARIDADE DESENPENHA PAPEL FUNDAMENTAL PARA OS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS QUE SE PROPÕEM A SUPERAR A FRAGMENTAÇÃO E A RIGIDEZ DO TAYLORISMO/FORDISMO.
SENDO ASSIM FAZENDO UMA RETROSPECTIVA NO ENSINO DE ANTES, E O QUE ESTÃO PROPONDO NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES, ISSO SIGNIFICA QUE ESTAMOS EVOLUINDO PARA MELHOR.
A educação possui papel fundamental na formação humana,uma vez que é considerada uma das prioridades para iniciar o processo de mudança social. Com relação as Orientações Curriculares nota-se que o objetivo é ter uma educação de qualidade para todas as pessoas, uma vez que se faz necessário a adequação a cada realidade escolar em que se está inserida.
A escola vive um processo de mudança na maneira de ensinar seus alunos ,com a tecnologia ao alcance de todos facilita no processo de ensino aprendizagem. No entanto é necessario o conhecimento para a utilizaçao dessa tecnologia.
A educação que almejamos deve ser repensada na construção do PPP da escola. Além de buscar na comunidade escolar soluções para os problemas que necessitam de orientações. A escola hoje deve abrir seus porto~es para a comunidade que ela esta inserida e ensinar essa comunidade a importancia do conhecimento formal e informal que lhe é oferecido.
Não se tem um manual ou fórmula pronta para uma educação de qualidade; as orientações curriculares nos auxilia a projetar as futuras transformações e ao mesmo tempo, através da organização coletiva superá-la.
Assim a principal orientação entre teoria e prática,mediadas pela transdisciplinaridade numa perspectiva de educaçaõ integral.
Sabemos que a escola é o lugar mais adequado para a formação do cidadão e agora, como as escolas em tempos integral, precisa de mais suporte para uma educação de qualidade.
Assim a escola, deve sempre envolver a família dos educandos nas atividades escolares.
Nessa perspectiva, a escola por sua maior aproximação com as famílias, constitui-se em instituição social, importante na busca de mecanismos que favoreça um trabalho avançado em favor de uma atuação que mobilize os integrantes tanto da escola, quanto da família em direção a uma maior capacidade de dar respostas aos desafios que impõe a essa sociedade.
Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola, o que poderia resultar em dados positivos para a sociedade.A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aprovada em 1996, trouxe um grande avanço no sistema de educação de nosso país. Esta lei visa tornar a escola um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão. A escola ganhou vida e mais significado para os estudantes
A educação Básica no Brasil, desde a Constituição de 1988 e, com mais ênfase, nos últimos oito anos, vem sofrendo grandes mudanças. Analisá –la implica considerar determinadas preliminares como o Pacto federativo, a desigualdade social, as ligações internacionais e a própria noção de educação básica a fim de contextualizar as políticas de avaliação.
Tais alterações evidenciam uma forte focalização no ensino fundamental na idade legal apropriada, o mesmo não acontecendo com as etapas tão importantes quanto o ensino fundamental.
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aprovada em 1996, trouxe um grande avanço no sistema de educação de nosso país. Esta lei visa tornar a escola um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão. A escola ganhou vida e mais significado para os estudantes.
O Ponto de partida para as práticas disciplinares é a lógica da disciplina, para as práticas trásdisciplinares, as relações, o mundo do trabalho,
a disciplinaridade implica em relação individual do aluno com o conhecimento;
a transdisciplinaridade, na medida em que significa a construção/apropriação
No contexto geral é um desafio não há fórmulas prontas na educação,sendo necessário criar soluções adquadas a cada realidade;e as mudanças requerem ir além do suporte das Orientações
Curriculares envolvendo outras dimenções para além do cotidiano escolar.
As Orientações Curriculares têm por finalidade enfrentar uma das problemáticas brasileiras: a reformulação do Projeto Político Pedagógico escolar, além da universalização da Educação Básica. Elas iniciam relatando o contexto histórico educacional do Estado de Mato Grosso, a importância da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96), as principais ações da gestão atual e os desafios a serem enfrentados na proposição dessas Orientações para a Educação Básica como o imenso contingente de crianças e jovens que se diferenciam por condições de existência e perspectivas de futuro desiguais.
O alicerce da educação, em seus primórdios, foi o princípio educativo da forma taylorista/fordista, que tinha por finalidade atender a uma divisão social e técnica do trabalho em que a fronteira entre trabalho manual e intelectual era claramente demarcada. O desafio da sociedade atual, que ainda não superou este princípio, embora ele não seja mais dominante, está em desenvolver práticas pedagógicas que permitam estabelecer novas relações entre o homem e o conhecimento e para que a escola se projete para as futuras transformações, preparando os jovens para enfrentar a exclusão, e ao mesmo tempo, através da organização coletiva, supera-la, é preciso um novo Projeto Político Pedagógico comprometido com a formação humana.
Além disso, as Orientações Curriculares abordam os princípios metodológicos e da transdisciplinaridade, que implica na construção de um novo objeto a partir da integração de diferentes disciplinas, tendo como ponto de partida as relações sociais e o mundo do trabalho e os processos pedagógicos, cujo objetivo é promover relações significativas entre o aluno e o conhecimento.
Educação de Qualidade. É com essa finalidade que a escola Básica de MT lança esta proposta visando reorganizar e transformar o currículo escolar pois, segundo as orientações é através da educação que construiremos uma sociedade mais justa e igualitária abrangendo as diferentes realidades dos jovens e visandoa inclusãosocial. De acordo com essas orientações, as mudanças que vem ocorrendo no mercado de trabalho tem apontado novas direções para a reformulação do PPP escolar desenvolvendo práticas Pedagógicas que permitam estabelecernovas relações entre o homem e o conhecimento visando situações que permita asmesmas condições deacesso ao conhecimento, a cultura e ao trabalho. As orientações deixa bem claro quea escola não tinha por objetivo a formulação técnico-profissional voltada a necessidade imediata e hoje, ela precisa adaptar-se as novas situações para preparar os jovens para enfrentaros desafiosdavida sociale da vida produtiva, profissionais comprometidos e que esteja em permanente processo de construção. Gostei quandocita "queremosuma escola única não atrelando à origem de classe social ofertandodiferentes modalidades noEnsino Médio".Concordo com a afirmação pois acredito quea escola não pode resolveras desigualdades sociais mas poderá ofertar uma formação não só profissional mas moral e social para que esses jovens possam relacionar-se com o conhecimento de forma crítica e criativo, criando soluções e enfrentando novos desafio da vida social e produtiva. Eu, como professora, também percebo que é na educação que essas mudanças devemacontecerr e que somos nós, quem deveremos darcontinuidade abraçando, defendendoe incluindo novas práticas no nosso cotidiano escolar.
O documento proposto para estudo estimula reflexão e (re) pensar constante no processo de ensino aprendizagem da Educação Básica de nossas Escolas. Um contexto social, histórico e filosófico é proposto como fundamentação para este estudo, no sentido de nos dar suporte e norteamento a respeito deste processo evolutivo da Educação e compreender os novos métodos de ensino. Coloca que, nas últimas décadas com o impacto dos avanças tecnológicos, o Brasil vem promovendo reformas de seus sistemas educacionais, com o discurso de superar uma herança de Educação seletiva, dualista. As discussões nacionais, então, “procuram criar para a educação uma identidade conceitual que potencialize esforços capazes de superar dicotomias existentes entre gestão educacional e políticas-pedagógicas sem superar, contudo, as razões estruturais que dificultam a qualidade de ensino para a maioria da população” – uma realidade de diversidades econômicas e perspectiva de futuro desigual. Um estudo pertinente, que garante que, uma dinamicidade nas novas formas de educar se faz necessária, diante dos preceitos globalizadores; que por sua vez, passam a exigir trabalhadores com mais conhecimento, que saibam comunicar-se adequadamente, trabalhe em equipe.
As Orientações Curriculares para Mato Grosso, apesar do seu cunho, eminentemente político traz no seu bojo o desejo por uma educação de qualidade para todos. O que significa o repensar as ações pedagógicas da escola, e isso implica no fazer e refazer o Projeto Político Pedagógico de cada Instituição Educacional “considerando dar acesso ao conhecimento, à cultura e ao trabalho, ampliar as condições de inclusão social.” Assim a principal orientação é a articulação entre teoria e prática, mediadas pela transdisciplinaridade numa perspectiva de educação integral.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96 - LDBEN) prima por uma educação integral, tendo como “finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana” enfatizando princípios como: “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância; valorização da experiência extraescolar; e inculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais”. Aprofundando nos estudos das Orientações curriculares, no contexto geral é um grande desafio porque não há fórmula pronta na educação, sendo necessário criar soluções adequadas a cada realidade;e as mudanças requerem ir além do que nos oferece essas Orientações Curriculares envolvendo outras dimensões para além do cotidiano escolar.
BASEADO NAS ORIENTAÇÃOES CURRICULARES, A EDUCAÇÃO ÁSICA NO ESTADO DE MATO GROSSO, VEM PASSANDO POR ALTERAÇÕES POSITIVAS, POIS, A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (9394/96-LDBEN) PRIMA POR UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL,TENDO COMO “FINALIDADE O PLENO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO, SEU PREPARO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E SUA QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO, INSPIRADA NOS PRINCÍPIOS DE LIBERDADE E NOS IDEIAIS DE SOLIDARIEDADE HUMANA”, ENFATIZANDO O CARÁTER FORMATIVO DA EDUCAÇÃO NACIONAL. FORTEMENTE ENRAIZADO EM CONHECIMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS, ORIGINÁRIOS DAS DISCUSSÕES EM PAUTA NAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, A LEI ENFATIZA PRINCÍPIOS COMO: “IGUALDADE DE CONDIÇÕES PARA O ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA; LIBERDADE DE APRENDER, ENSINAR, PESQUISAR E DIVULGAR A CULTURA, O PENSAMENTO, A ARTE E O SABER;PLURALISMO DE IDÉIAS E DE CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS; RESPEITO A LIBERDADE E APREÇO A TOLERÂNCIA; VALORIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA EXTRAESCOLAR; E VINCULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR, O TRABALHO E AS PRÁTICAS SOCIAIS”.
ABORDA QUE PARA ATENDER AS NECESSIDADES NO ÂMBITO DO ENSINO FUNDAMENTAL, OS CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA, E NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO, AS DISTINTAS POSSIBILIDADES PROPOSTAS NO DECRETO 5154/04, DE MODO A CONSIDERAR AS DIFERENTES REALIDADES DOS JOVENS MATO-GROSSENSES, COM VISTAS Á SUA INCLUSÃO SOCIAL.
TAMBÉM E ENFOCADO O COMPROMISSO COM UMA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA E DE QUALIDADE, AO TER COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO O TRABALHO, IMPLICA DESENVOLVER UM PERCURSO EDUCATIVO EM QUE ESTEJAM PRESENTES E ARTICULADOS AS DUAS DIMENSÕES, A TEÓRICA E A PRÁTICA.
RESALTA O PRINCÍPIO DA TRANSDISCIPLINARIDADE DE QUE DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, A CATEGORIA TRANSDISCIPLINARIDADE DESENPENHA PAPEL FUNDAMENTAL PARA OS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS QUE SE PROPÕEM A SUPERAR A FRAGMENTAÇÃO E A RIGIDEZ DO TAYLORISMO/FORDISMO.
SENDO ASSIM FAZENDO UMA RETROSPECTIVA NO ENSINO DE ANTES, E O QUE ESTÃO PROPONDO NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES, ISSO SIGNIFICA QUE ESTAMOS EVOLUINDO PARA MELHOR.
A educação possui papel fundamental na formação humana,uma vez que é considerada uma das prioridades para iniciar o processo de mudança social. Com relação as Orientações Curriculares nota-se que o objetivo é ter uma educação de qualidade para todas as pessoas, uma vez que se faz necessário a adequação a cada realidade escolar em que se está inserida.
A escola vive um processo de mudança na maneira de ensinar seus alunos ,com a tecnologia ao alcance de todos facilita no processo de ensino aprendizagem. No entanto é necessario o conhecimento para a utilizaçao dessa tecnologia.
A educação que almejamos deve ser repensada na construção do PPP da escola. Além de buscar na comunidade escolar soluções para os problemas que necessitam de orientações. A escola hoje deve abrir seus porto~es para a comunidade que ela esta inserida e ensinar essa comunidade a importancia do conhecimento formal e informal que lhe é oferecido.
Não se tem um manual ou fórmula pronta para uma educação de qualidade; as orientações curriculares nos auxilia a projetar as futuras transformações e ao mesmo tempo, através da organização coletiva superá-la.
Assim a principal orientação entre teoria e prática,mediadas pela transdisciplinaridade numa perspectiva de educaçaõ integral.
Sabemos que a escola é o lugar mais adequado para a formação do cidadão e agora, como as escolas em tempos integral, precisa de mais suporte para uma educação de qualidade.
Assim a escola, deve sempre envolver a família dos educandos nas atividades escolares.
Nessa perspectiva, a escola por sua maior aproximação com as famílias, constitui-se em instituição social, importante na busca de mecanismos que favoreça um trabalho avançado em favor de uma atuação que mobilize os integrantes tanto da escola, quanto da família em direção a uma maior capacidade de dar respostas aos desafios que impõe a essa sociedade.
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