1ª Bibliografia para estudos 2012

Caros colegas, segue abaixo o link para acessarem e baixarem o texto para o estudo das Orientações Curriculares para Mato Grosso.

Orientação: Fazer leituras das páginas 12 a 43 e postar comentários neste blog até 27/03/2012 03/04/2012, conforme acordamos em reunião.

Alissandra
Coordenação Pedagógica

12 comentários:

Flavia Araujo disse...

Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola, o que poderia resultar em dados positivos para a sociedade.A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aprovada em 1996, trouxe um grande avanço no sistema de educação de nosso país. Esta lei visa tornar a escola um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão. A escola ganhou vida e mais significado para os estudantes

Luiza Angela Lemes disse...

A educação Básica no Brasil, desde a Constituição de 1988 e, com mais ênfase, nos últimos oito anos, vem sofrendo grandes mudanças. Analisá –la implica considerar determinadas preliminares como o Pacto federativo, a desigualdade social, as ligações internacionais e a própria noção de educação básica a fim de contextualizar as políticas de avaliação.
Tais alterações evidenciam uma forte focalização no ensino fundamental na idade legal apropriada, o mesmo não acontecendo com as etapas tão importantes quanto o ensino fundamental.
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aprovada em 1996, trouxe um grande avanço no sistema de educação de nosso país. Esta lei visa tornar a escola um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão. A escola ganhou vida e mais significado para os estudantes.
O Ponto de partida para as práticas disciplinares é a lógica da disciplina, para as práticas trásdisciplinares, as relações, o mundo do trabalho,
a disciplinaridade implica em relação individual do aluno com o conhecimento;
a transdisciplinaridade, na medida em que significa a construção/apropriação

Unknown disse...

No contexto geral é um desafio não há fórmulas prontas na educação,sendo necessário criar soluções adquadas a cada realidade;e as mudanças requerem ir além do suporte das Orientações
Curriculares envolvendo outras dimenções para além do cotidiano escolar.

Profª Luana Aquino disse...

As Orientações Curriculares têm por finalidade enfrentar uma das problemáticas brasileiras: a reformulação do Projeto Político Pedagógico escolar, além da universalização da Educação Básica. Elas iniciam relatando o contexto histórico educacional do Estado de Mato Grosso, a importância da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96), as principais ações da gestão atual e os desafios a serem enfrentados na proposição dessas Orientações para a Educação Básica como o imenso contingente de crianças e jovens que se diferenciam por condições de existência e perspectivas de futuro desiguais.
O alicerce da educação, em seus primórdios, foi o princípio educativo da forma taylorista/fordista, que tinha por finalidade atender a uma divisão social e técnica do trabalho em que a fronteira entre trabalho manual e intelectual era claramente demarcada. O desafio da sociedade atual, que ainda não superou este princípio, embora ele não seja mais dominante, está em desenvolver práticas pedagógicas que permitam estabelecer novas relações entre o homem e o conhecimento e para que a escola se projete para as futuras transformações, preparando os jovens para enfrentar a exclusão, e ao mesmo tempo, através da organização coletiva, supera-la, é preciso um novo Projeto Político Pedagógico comprometido com a formação humana.
Além disso, as Orientações Curriculares abordam os princípios metodológicos e da transdisciplinaridade, que implica na construção de um novo objeto a partir da integração de diferentes disciplinas, tendo como ponto de partida as relações sociais e o mundo do trabalho e os processos pedagógicos, cujo objetivo é promover relações significativas entre o aluno e o conhecimento.

Profª Zilda disse...

Educação de Qualidade. É com essa finalidade que a escola Básica de MT lança esta proposta visando reorganizar e transformar o currículo escolar pois, segundo as orientações é através da educação que construiremos uma sociedade mais justa e igualitária abrangendo as diferentes realidades dos jovens e visandoa inclusãosocial. De acordo com essas orientações, as mudanças que vem ocorrendo no mercado de trabalho tem apontado novas direções para a reformulação do PPP escolar desenvolvendo práticas Pedagógicas que permitam estabelecernovas relações entre o homem e o conhecimento visando situações que permita asmesmas condições deacesso ao conhecimento, a cultura e ao trabalho. As orientações deixa bem claro quea escola não tinha por objetivo a formulação técnico-profissional voltada a necessidade imediata e hoje, ela precisa adaptar-se as novas situações para preparar os jovens para enfrentaros desafiosdavida sociale da vida produtiva, profissionais comprometidos e que esteja em permanente processo de construção. Gostei quandocita "queremosuma escola única não atrelando à origem de classe social ofertandodiferentes modalidades noEnsino Médio".Concordo com a afirmação pois acredito quea escola não pode resolveras desigualdades sociais mas poderá ofertar uma formação não só profissional mas moral e social para que esses jovens possam relacionar-se com o conhecimento de forma crítica e criativo, criando soluções e enfrentando novos desafio da vida social e produtiva. Eu, como professora, também percebo que é na educação que essas mudanças devemacontecerr e que somos nós, quem deveremos darcontinuidade abraçando, defendendoe incluindo novas práticas no nosso cotidiano escolar.

Claudia Vasconcelos disse...

O documento proposto para estudo estimula reflexão e (re) pensar constante no processo de ensino aprendizagem da Educação Básica de nossas Escolas. Um contexto social, histórico e filosófico é proposto como fundamentação para este estudo, no sentido de nos dar suporte e norteamento a respeito deste processo evolutivo da Educação e compreender os novos métodos de ensino. Coloca que, nas últimas décadas com o impacto dos avanças tecnológicos, o Brasil vem promovendo reformas de seus sistemas educacionais, com o discurso de superar uma herança de Educação seletiva, dualista. As discussões nacionais, então, “procuram criar para a educação uma identidade conceitual que potencialize esforços capazes de superar dicotomias existentes entre gestão educacional e políticas-pedagógicas sem superar, contudo, as razões estruturais que dificultam a qualidade de ensino para a maioria da população” – uma realidade de diversidades econômicas e perspectiva de futuro desigual. Um estudo pertinente, que garante que, uma dinamicidade nas novas formas de educar se faz necessária, diante dos preceitos globalizadores; que por sua vez, passam a exigir trabalhadores com mais conhecimento, que saibam comunicar-se adequadamente, trabalhe em equipe.

ALISSANDRA DA SILVA SANTOS disse...

As Orientações Curriculares para Mato Grosso, apesar do seu cunho, eminentemente político traz no seu bojo o desejo por uma educação de qualidade para todos. O que significa o repensar as ações pedagógicas da escola, e isso implica no fazer e refazer o Projeto Político Pedagógico de cada Instituição Educacional “considerando dar acesso ao conhecimento, à cultura e ao trabalho, ampliar as condições de inclusão social.” Assim a principal orientação é a articulação entre teoria e prática, mediadas pela transdisciplinaridade numa perspectiva de educação integral.

profª anna henrique disse...

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96 - LDBEN) prima por uma educação integral, tendo como “finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana” enfatizando princípios como: “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância; valorização da experiência extraescolar; e inculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais”. Aprofundando nos estudos das Orientações curriculares, no contexto geral é um grande desafio porque não há fórmula pronta na educação, sendo necessário criar soluções adequadas a cada realidade;e as mudanças requerem ir além do que nos oferece essas Orientações Curriculares envolvendo outras dimensões para além do cotidiano escolar.

Welany Pereira de Sousa disse...

BASEADO NAS ORIENTAÇÃOES CURRICULARES, A EDUCAÇÃO ÁSICA NO ESTADO DE MATO GROSSO, VEM PASSANDO POR ALTERAÇÕES POSITIVAS, POIS, A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (9394/96-LDBEN) PRIMA POR UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL,TENDO COMO “FINALIDADE O PLENO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO, SEU PREPARO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E SUA QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO, INSPIRADA NOS PRINCÍPIOS DE LIBERDADE E NOS IDEIAIS DE SOLIDARIEDADE HUMANA”, ENFATIZANDO O CARÁTER FORMATIVO DA EDUCAÇÃO NACIONAL. FORTEMENTE ENRAIZADO EM CONHECIMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS, ORIGINÁRIOS DAS DISCUSSÕES EM PAUTA NAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, A LEI ENFATIZA PRINCÍPIOS COMO: “IGUALDADE DE CONDIÇÕES PARA O ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA; LIBERDADE DE APRENDER, ENSINAR, PESQUISAR E DIVULGAR A CULTURA, O PENSAMENTO, A ARTE E O SABER;PLURALISMO DE IDÉIAS E DE CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS; RESPEITO A LIBERDADE E APREÇO A TOLERÂNCIA; VALORIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA EXTRAESCOLAR; E VINCULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR, O TRABALHO E AS PRÁTICAS SOCIAIS”.
ABORDA QUE PARA ATENDER AS NECESSIDADES NO ÂMBITO DO ENSINO FUNDAMENTAL, OS CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA, E NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO, AS DISTINTAS POSSIBILIDADES PROPOSTAS NO DECRETO 5154/04, DE MODO A CONSIDERAR AS DIFERENTES REALIDADES DOS JOVENS MATO-GROSSENSES, COM VISTAS Á SUA INCLUSÃO SOCIAL.
TAMBÉM E ENFOCADO O COMPROMISSO COM UMA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA E DE QUALIDADE, AO TER COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO O TRABALHO, IMPLICA DESENVOLVER UM PERCURSO EDUCATIVO EM QUE ESTEJAM PRESENTES E ARTICULADOS AS DUAS DIMENSÕES, A TEÓRICA E A PRÁTICA.
RESALTA O PRINCÍPIO DA TRANSDISCIPLINARIDADE DE QUE DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, A CATEGORIA TRANSDISCIPLINARIDADE DESENPENHA PAPEL FUNDAMENTAL PARA OS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS QUE SE PROPÕEM A SUPERAR A FRAGMENTAÇÃO E A RIGIDEZ DO TAYLORISMO/FORDISMO.
SENDO ASSIM FAZENDO UMA RETROSPECTIVA NO ENSINO DE ANTES, E O QUE ESTÃO PROPONDO NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES, ISSO SIGNIFICA QUE ESTAMOS EVOLUINDO PARA MELHOR.

Jackeline disse...

A educação possui papel fundamental na formação humana,uma vez que é considerada uma das prioridades para iniciar o processo de mudança social. Com relação as Orientações Curriculares nota-se que o objetivo é ter uma educação de qualidade para todas as pessoas, uma vez que se faz necessário a adequação a cada realidade escolar em que se está inserida.

NIK disse...

A escola vive um processo de mudança na maneira de ensinar seus alunos ,com a tecnologia ao alcance de todos facilita no processo de ensino aprendizagem. No entanto é necessario o conhecimento para a utilizaçao dessa tecnologia.
A educação que almejamos deve ser repensada na construção do PPP da escola. Além de buscar na comunidade escolar soluções para os problemas que necessitam de orientações. A escola hoje deve abrir seus porto~es para a comunidade que ela esta inserida e ensinar essa comunidade a importancia do conhecimento formal e informal que lhe é oferecido.
Não se tem um manual ou fórmula pronta para uma educação de qualidade; as orientações curriculares nos auxilia a projetar as futuras transformações e ao mesmo tempo, através da organização coletiva superá-la.
Assim a principal orientação entre teoria e prática,mediadas pela transdisciplinaridade numa perspectiva de educaçaõ integral.

uelta disse...

Sabemos que a escola é o lugar mais adequado para a formação do cidadão e agora, como as escolas em tempos integral, precisa de mais suporte para uma educação de qualidade.
Assim a escola, deve sempre envolver a família dos educandos nas atividades escolares.
Nessa perspectiva, a escola por sua maior aproximação com as famílias, constitui-se em instituição social, importante na busca de mecanismos que favoreça um trabalho avançado em favor de uma atuação que mobilize os integrantes tanto da escola, quanto da família em direção a uma maior capacidade de dar respostas aos desafios que impõe a essa sociedade.

Flavia Araujo disse...

Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola, o que poderia resultar em dados positivos para a sociedade.A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aprovada em 1996, trouxe um grande avanço no sistema de educação de nosso país. Esta lei visa tornar a escola um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão. A escola ganhou vida e mais significado para os estudantes

Luiza Angela Lemes disse...

A educação Básica no Brasil, desde a Constituição de 1988 e, com mais ênfase, nos últimos oito anos, vem sofrendo grandes mudanças. Analisá –la implica considerar determinadas preliminares como o Pacto federativo, a desigualdade social, as ligações internacionais e a própria noção de educação básica a fim de contextualizar as políticas de avaliação.
Tais alterações evidenciam uma forte focalização no ensino fundamental na idade legal apropriada, o mesmo não acontecendo com as etapas tão importantes quanto o ensino fundamental.
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aprovada em 1996, trouxe um grande avanço no sistema de educação de nosso país. Esta lei visa tornar a escola um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão. A escola ganhou vida e mais significado para os estudantes.
O Ponto de partida para as práticas disciplinares é a lógica da disciplina, para as práticas trásdisciplinares, as relações, o mundo do trabalho,
a disciplinaridade implica em relação individual do aluno com o conhecimento;
a transdisciplinaridade, na medida em que significa a construção/apropriação

Unknown disse...

No contexto geral é um desafio não há fórmulas prontas na educação,sendo necessário criar soluções adquadas a cada realidade;e as mudanças requerem ir além do suporte das Orientações
Curriculares envolvendo outras dimenções para além do cotidiano escolar.

Profª Luana Aquino disse...

As Orientações Curriculares têm por finalidade enfrentar uma das problemáticas brasileiras: a reformulação do Projeto Político Pedagógico escolar, além da universalização da Educação Básica. Elas iniciam relatando o contexto histórico educacional do Estado de Mato Grosso, a importância da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96), as principais ações da gestão atual e os desafios a serem enfrentados na proposição dessas Orientações para a Educação Básica como o imenso contingente de crianças e jovens que se diferenciam por condições de existência e perspectivas de futuro desiguais.
O alicerce da educação, em seus primórdios, foi o princípio educativo da forma taylorista/fordista, que tinha por finalidade atender a uma divisão social e técnica do trabalho em que a fronteira entre trabalho manual e intelectual era claramente demarcada. O desafio da sociedade atual, que ainda não superou este princípio, embora ele não seja mais dominante, está em desenvolver práticas pedagógicas que permitam estabelecer novas relações entre o homem e o conhecimento e para que a escola se projete para as futuras transformações, preparando os jovens para enfrentar a exclusão, e ao mesmo tempo, através da organização coletiva, supera-la, é preciso um novo Projeto Político Pedagógico comprometido com a formação humana.
Além disso, as Orientações Curriculares abordam os princípios metodológicos e da transdisciplinaridade, que implica na construção de um novo objeto a partir da integração de diferentes disciplinas, tendo como ponto de partida as relações sociais e o mundo do trabalho e os processos pedagógicos, cujo objetivo é promover relações significativas entre o aluno e o conhecimento.

Profª Zilda disse...

Educação de Qualidade. É com essa finalidade que a escola Básica de MT lança esta proposta visando reorganizar e transformar o currículo escolar pois, segundo as orientações é através da educação que construiremos uma sociedade mais justa e igualitária abrangendo as diferentes realidades dos jovens e visandoa inclusãosocial. De acordo com essas orientações, as mudanças que vem ocorrendo no mercado de trabalho tem apontado novas direções para a reformulação do PPP escolar desenvolvendo práticas Pedagógicas que permitam estabelecernovas relações entre o homem e o conhecimento visando situações que permita asmesmas condições deacesso ao conhecimento, a cultura e ao trabalho. As orientações deixa bem claro quea escola não tinha por objetivo a formulação técnico-profissional voltada a necessidade imediata e hoje, ela precisa adaptar-se as novas situações para preparar os jovens para enfrentaros desafiosdavida sociale da vida produtiva, profissionais comprometidos e que esteja em permanente processo de construção. Gostei quandocita "queremosuma escola única não atrelando à origem de classe social ofertandodiferentes modalidades noEnsino Médio".Concordo com a afirmação pois acredito quea escola não pode resolveras desigualdades sociais mas poderá ofertar uma formação não só profissional mas moral e social para que esses jovens possam relacionar-se com o conhecimento de forma crítica e criativo, criando soluções e enfrentando novos desafio da vida social e produtiva. Eu, como professora, também percebo que é na educação que essas mudanças devemacontecerr e que somos nós, quem deveremos darcontinuidade abraçando, defendendoe incluindo novas práticas no nosso cotidiano escolar.

Claudia Vasconcelos disse...

O documento proposto para estudo estimula reflexão e (re) pensar constante no processo de ensino aprendizagem da Educação Básica de nossas Escolas. Um contexto social, histórico e filosófico é proposto como fundamentação para este estudo, no sentido de nos dar suporte e norteamento a respeito deste processo evolutivo da Educação e compreender os novos métodos de ensino. Coloca que, nas últimas décadas com o impacto dos avanças tecnológicos, o Brasil vem promovendo reformas de seus sistemas educacionais, com o discurso de superar uma herança de Educação seletiva, dualista. As discussões nacionais, então, “procuram criar para a educação uma identidade conceitual que potencialize esforços capazes de superar dicotomias existentes entre gestão educacional e políticas-pedagógicas sem superar, contudo, as razões estruturais que dificultam a qualidade de ensino para a maioria da população” – uma realidade de diversidades econômicas e perspectiva de futuro desigual. Um estudo pertinente, que garante que, uma dinamicidade nas novas formas de educar se faz necessária, diante dos preceitos globalizadores; que por sua vez, passam a exigir trabalhadores com mais conhecimento, que saibam comunicar-se adequadamente, trabalhe em equipe.

ALISSANDRA DA SILVA SANTOS disse...

As Orientações Curriculares para Mato Grosso, apesar do seu cunho, eminentemente político traz no seu bojo o desejo por uma educação de qualidade para todos. O que significa o repensar as ações pedagógicas da escola, e isso implica no fazer e refazer o Projeto Político Pedagógico de cada Instituição Educacional “considerando dar acesso ao conhecimento, à cultura e ao trabalho, ampliar as condições de inclusão social.” Assim a principal orientação é a articulação entre teoria e prática, mediadas pela transdisciplinaridade numa perspectiva de educação integral.

profª anna henrique disse...

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96 - LDBEN) prima por uma educação integral, tendo como “finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana” enfatizando princípios como: “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância; valorização da experiência extraescolar; e inculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais”. Aprofundando nos estudos das Orientações curriculares, no contexto geral é um grande desafio porque não há fórmula pronta na educação, sendo necessário criar soluções adequadas a cada realidade;e as mudanças requerem ir além do que nos oferece essas Orientações Curriculares envolvendo outras dimensões para além do cotidiano escolar.

Welany Pereira de Sousa disse...

BASEADO NAS ORIENTAÇÃOES CURRICULARES, A EDUCAÇÃO ÁSICA NO ESTADO DE MATO GROSSO, VEM PASSANDO POR ALTERAÇÕES POSITIVAS, POIS, A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (9394/96-LDBEN) PRIMA POR UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL,TENDO COMO “FINALIDADE O PLENO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO, SEU PREPARO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E SUA QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO, INSPIRADA NOS PRINCÍPIOS DE LIBERDADE E NOS IDEIAIS DE SOLIDARIEDADE HUMANA”, ENFATIZANDO O CARÁTER FORMATIVO DA EDUCAÇÃO NACIONAL. FORTEMENTE ENRAIZADO EM CONHECIMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS, ORIGINÁRIOS DAS DISCUSSÕES EM PAUTA NAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, A LEI ENFATIZA PRINCÍPIOS COMO: “IGUALDADE DE CONDIÇÕES PARA O ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA; LIBERDADE DE APRENDER, ENSINAR, PESQUISAR E DIVULGAR A CULTURA, O PENSAMENTO, A ARTE E O SABER;PLURALISMO DE IDÉIAS E DE CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS; RESPEITO A LIBERDADE E APREÇO A TOLERÂNCIA; VALORIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA EXTRAESCOLAR; E VINCULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR, O TRABALHO E AS PRÁTICAS SOCIAIS”.
ABORDA QUE PARA ATENDER AS NECESSIDADES NO ÂMBITO DO ENSINO FUNDAMENTAL, OS CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA, E NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO, AS DISTINTAS POSSIBILIDADES PROPOSTAS NO DECRETO 5154/04, DE MODO A CONSIDERAR AS DIFERENTES REALIDADES DOS JOVENS MATO-GROSSENSES, COM VISTAS Á SUA INCLUSÃO SOCIAL.
TAMBÉM E ENFOCADO O COMPROMISSO COM UMA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA E DE QUALIDADE, AO TER COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO O TRABALHO, IMPLICA DESENVOLVER UM PERCURSO EDUCATIVO EM QUE ESTEJAM PRESENTES E ARTICULADOS AS DUAS DIMENSÕES, A TEÓRICA E A PRÁTICA.
RESALTA O PRINCÍPIO DA TRANSDISCIPLINARIDADE DE QUE DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, A CATEGORIA TRANSDISCIPLINARIDADE DESENPENHA PAPEL FUNDAMENTAL PARA OS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS QUE SE PROPÕEM A SUPERAR A FRAGMENTAÇÃO E A RIGIDEZ DO TAYLORISMO/FORDISMO.
SENDO ASSIM FAZENDO UMA RETROSPECTIVA NO ENSINO DE ANTES, E O QUE ESTÃO PROPONDO NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES, ISSO SIGNIFICA QUE ESTAMOS EVOLUINDO PARA MELHOR.

Jackeline disse...

A educação possui papel fundamental na formação humana,uma vez que é considerada uma das prioridades para iniciar o processo de mudança social. Com relação as Orientações Curriculares nota-se que o objetivo é ter uma educação de qualidade para todas as pessoas, uma vez que se faz necessário a adequação a cada realidade escolar em que se está inserida.

NIK disse...

A escola vive um processo de mudança na maneira de ensinar seus alunos ,com a tecnologia ao alcance de todos facilita no processo de ensino aprendizagem. No entanto é necessario o conhecimento para a utilizaçao dessa tecnologia.
A educação que almejamos deve ser repensada na construção do PPP da escola. Além de buscar na comunidade escolar soluções para os problemas que necessitam de orientações. A escola hoje deve abrir seus porto~es para a comunidade que ela esta inserida e ensinar essa comunidade a importancia do conhecimento formal e informal que lhe é oferecido.
Não se tem um manual ou fórmula pronta para uma educação de qualidade; as orientações curriculares nos auxilia a projetar as futuras transformações e ao mesmo tempo, através da organização coletiva superá-la.
Assim a principal orientação entre teoria e prática,mediadas pela transdisciplinaridade numa perspectiva de educaçaõ integral.

uelta disse...

Sabemos que a escola é o lugar mais adequado para a formação do cidadão e agora, como as escolas em tempos integral, precisa de mais suporte para uma educação de qualidade.
Assim a escola, deve sempre envolver a família dos educandos nas atividades escolares.
Nessa perspectiva, a escola por sua maior aproximação com as famílias, constitui-se em instituição social, importante na busca de mecanismos que favoreça um trabalho avançado em favor de uma atuação que mobilize os integrantes tanto da escola, quanto da família em direção a uma maior capacidade de dar respostas aos desafios que impõe a essa sociedade.

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